segunda-feira, 8 de junho de 2009

Bibliografia II : Bóris Fausto

Boris Fausto (São Paulo, 8 de dezembro de 1930) é um historiador e cientista político brasileiro.
Nascido em 1930, de uma família de imigrantes judeus, formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo em 1953 e mestre em 1967 pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Escreve freqüentemente artigos para diversos periódicos nacionais, como a Folha de S. Paulo.
Desde 1989 é professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e recentemente ingressou para a Academia Brasileira de Ciências.

Nas mais de 600 páginas deste livro, Fausto constrói, de forma clara e didática, todo o percurso da história do Brasil, desde a chegada dos portugueses até os anos posteriores à derrubada da ditadura. Mais do que um livro didático, é uma obra que analisa a formação do Brasil como nação que emergiu das navegações européias dos séculos XV e XVI. Da mesma forma, Fausto faz um balanço das mudanças ocorridas no país no século XX, demonstrando, de um lado, uma modernização profunda e, de outro, o quanto permanecem elementos arcaicos (na política, na economia, na sociedade). também se demonstra que a independência política, no século XIX, não significou uma indepndência econômica, portanto efetiva, fazendo com que o Brasil seja marcado pela exploração de suas riquezas pelas potências econômcias mais fortes.

2 comentários: