segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bibliografia III: Tzvetan Todorov


Nascido em Sofia, em 1939, Tzvetan Todorov instala-se em Paris em 1963, frequentando os cursos de Rolands Barthes. Crítico, filósofo, historiador, linguista e semiólogo, Todorov é um dos mais importantes intelectuais europeus. Publicou um número considerável de obras traduzidas em vinte e cinco idiomas. Após completar seus estudos, passando a freqüentar então os cursos de Filosofia da Linguagem ministrados por Roland Barthes, um dos grandes teóricos do Estruturalismo. Todorov foi professor da École Pratique de Hautes Études e na Universidade de Yale e Diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Paris (CNRS).
O livro é um clássico entre os historiadores de uma maneira geral. O ponto de partida do autor é no mínimo bastante interessante: entender a questão do outro, ou seja, como e em que parâmetros estão baseadas as relações de entendimento entre duas culturas completamente diferentes ?
Para responder essa pergunta central, o autor toma como exemplo o encontro entre os europeus e os nativos americanos desde 1492. Procurando assim analisar a influência cultural entre as duas sociedades e também minimizar a idéia de que somente os nativos foram aculturados.
Todorov retrata momentos históricos vivenciados por essas sociedades, como por exemplo as dificuldades encontradas por Colombo durante a viagem ( a partir da análise do seu diário de bordo ) e o primeiro contato com os nativos, a visão que cada um constrói do outro, etc.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. adorei a bibliografia ,eu quero a fonte .Onde vocês a conseguiu qualque coisa meu e-mail é lilianeps2@hotmail.com

    ResponderExcluir